Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), II Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

Tamanho da fonte: 
Jogos digitais para o estudo da percepção musical: ferramentas de incentivo às práticas individuais extra-classe
Paul Franz Wegmann

Última alteração: 2016-08-04

Resumo


O projeto teve como finalidade pesquisar a utilização de jogos musicais via internet como recurso ao estudo extraclasse de ingressantes da graduação em Música. Apesar de atualmente serem discutidas várias problemáticas referentes à matéria de Percepção Musical, ainda há poucas ações relativas ao estudo fora da sala de aula. Acreditamos que o uso de tecnologias em processos educacionais pode vir a contribuir positivamente para amenizar as dificuldades dos alunos. Dessa forma, a pesquisa iniciou-se com uma breve busca por principais sites e programas de ear training, em seguida, foi desenvolvido um jogo simplificado para treinamento auditivo de conteúdos melódicos, no qual contamos com a ajuda de dois colaboradores externos. O jogo foi feito especificamente para trabalhar reconhecimento de intervalos. Finalmente, colhemos os depoimentos de alunos da turma de Percepção Musical 1 para avaliação de resultados.

Palavras-chave


jogos digitais, percepção musical, estudo individual extra-classe

Texto completo: PDF