Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), II Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

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ESTUDO DE EVASÃO DE ALUNOS NA ÁREA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - UNESPAR CAMPUS APUCARANA
Gisana Souza Ossucci

Última alteração: 2016-07-27

Resumo


RESUMO

A pesquisa referente a evasão universitária redigida por Gisana de Souza Ossucci, acadêmica do curso de Ciências contábeis, tem por finalidade investigar os motivos que leva a não permanência dos alunos nas instituições sendo este um fator preocupante para gestores e sociedade. Enquanto as universidades públicas se esforçam para manter seus alunos em sala de aula, a sociedade cobra mais vagas, em razão desse desequilíbrio verificou-se a necessidade de estudos nessa área. Assim, o objetivo da pesquisa foi identificar causas que determinam esses problemas e possibilitar aos gestores uma tomada de decisão de acordo com as informações recebidas. Para atingir tal finalidade foi aplicado um questionário contendo 23 perguntas objetivas a 389 alunos desistentes no período de 2011 a 2014, da área de ciências sociais aplicada na Universidade Estadual do Paraná (Unespar) campus de Apucarana, Dos investigados 60 se propuseram a responder ao questionário sendo este enviado por e-mail. Dos respondentes 47,46% possuem idade entre 21 a 25 anos, 55,9 % são mulheres e 64% são solteiros.  Atualmente os envolvidos residem próximo a cidade de Apucarana com a família, que os incentivaram a dar continuidade ao curso.  Nota-se que em razão dessa influência, 72,40% tentaram terminar o curso e 82,20% mostraram interesse em retornar ao mundo acadêmico, sendo a Unespar instituição mais citada. Dos cursos investigados os de maior interesse para possível retorno foi o de Administração e o de Ciências Contábeis, no entanto ambos possuem maior índice de evasão. A maioria dos alunos informaram não possuir outra graduação, possuem renda familiar acima de 1,5 salários mínimos, concluíram o ensino médio em escolas públicas e ingressaram na Universidade através do vestibular. Dos respondentes o maior índice de evasão ocorreu em 2014 e a desistência do curso foi expressiva nos 6 primeiros meses de aula, sendo a falta de identificação com o curso o principal motivo para o abandono. Levando em consideração o desinteresse dos envolvidos para investigação do fator evasão, a estratégia mais indicada para total esclarecimento do assunto abordado é a implantação de um questionário obrigatório no ato de desligamento do aluno, sendo necessário setores específicos para compreensão do mesmo e desenvolvimento de novos canais de estratégias para retenção acadêmica.

 

 

 

 


Palavras-chave


Evasão. Universidade. Unespar.

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