Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), II Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

Tamanho da fonte: 
Cartografia como possibilidade no ensino de Geografia.
Gilmar Aparecido Asalin, Larissa Rodrigues Liones, Gilmar Aparecido Asalin

Última alteração: 2016-07-27

Resumo


Cartografia como possibilidade no ensino de Geografia.

 

Larissa Rodrigues Liones (PIC Júnior, Fundação Araucária)

 

Unespar/Campus - Paranavaí, veraliones@hotmail.com

Gilmar Aparecido Asalin (Orientador)

Unespar/Campus Paranavaí, asalingilmar@gmail.com

 

 

 

RESUMO

Figurando como uma ciência instrumental, a Cartografia, passou a ser considerada na rede pública de escola do Paraná, como uma ferramenta fundamental para o ensino de Geografia (SEED, 2008).

Neste contexto, o presente trabalho objetiva demonstrar a Cartografia como instrumento eficaz para o ensino de Geografia, à medida que o educador pode fazer uso das representações para começar a trabalhar um conteúdo, desenvolver o mesmo ou finalizar uma proposta de trabalho. Para o desenvolvimento do projeto foram realizadas algumas pesquisas em busca de definir cartografia, mapa, assim como, os elementos que são necessários para que uma representação fosse considerada como mapa, informações relacionadas à representação efetiva do espaço. Coletou-se mapas de livros, jornais, revistas, em outras situações os mapas serviram para a extração de informações pertinentes ao espaço geográfico. A Cartografia é uma ferramenta fundamental para o ensino da Geografia, pois ambas têm como objeto de estudo o espaço, enquanto a Geografia explica e organiza esse espaço a Cartografia o representa.         O uso dos mapas quer a elaboração ou análise, trás uma gama muito importante de possibilidade de trabalho dentro da disciplina de Geografia, caracterizando como significativo instrumento para dar início, desenvolver ou até mesmo encerrar estudos sobre determinados fenômenos geográficos, permitindo desenvolver conceitos, listar algumas de suas consequências e até o levantar hipóteses.

 

Palavras-chave: Cartografia. mapa. Geografia.


Texto completo: PDF