Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), II Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

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PEDAGOGIA DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: FUNCIONALISMO E GRAMATICALIZAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
Srª Aparecida Levandoski

Última alteração: 2016-07-28

Resumo


Este trabalho apresenta os resultados de nossa pesquisa em Iniciação Científica, que propõe uma análise acerca das contribuições do Funcionalismo, em geral, e da Gramaticalização, em particular, no ensino de língua materna. No Paraná, encontramos orientações para o ensino de língua materna nas Diretrizes Curriculares de Educação Básica (DCEs). O fato de ser esse documento uma espécie de guia que legisla sobre a educação no Estado torna imperativo que se faça uma análise de sua base teórica para, posteriormente, confrontá-la com materiais didáticos utilizados em escolas da rede pública desse Estado. O objetivo mais geral da pesquisa é investigar de que forma as teorias funcionalistas, sobretudo àquela relaciona à gramaticalização, são encontradas nas DCEs e como elas são abordadas em alguns livros didáticos utilizados no Estado do Paraná, a fim de discutir algumas implicações dessa abordagem para o processo de ensino e aprendizagem da língua materna. A metodologia adotada é a de uma pesquisa qualitativa, numa investigação bibliográfica e documental, confrontando dados retirados das Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Estado do Paraná (DCEs, 2008) com um livro didático utilizado em escolas públicas desse Estado, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Os resultados obtidos indicam que os pressupostos teóricos descritos nas DCEs encontram embasamento no Funcionalismo e na Gramaticalização, defendendo um ensino de língua que privilegie o uso e a reflexão sobre o uso, em detrimento de uma abordagem gramatical estanque e descontextualizada.   Entretanto, a análise do material didático escolhido para suporte nas escolas revela que esses mesmos pressupostos quase não se efetivam quando aplicados em sala de aula, mesmo com as autoras abordando alguns conceitos no manual do professor. Assim, durante a análise se pôde observar que o material destinado ao aluno apresenta algumas controvérsias com o dito no manual do professor, o que acaba gerando uma contradição entre teoria e prática pedagógica.

Palavras-chave


Palavras-chave: Funcionalismo/Gramaticalização. DCEs. Livros Didáticos.

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