Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), II Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

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CONSTRUINDO COLABORATIVAMENTE ESTRATÉGIAS DIFERENCIADAS PARA SE ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA DO 6º AO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Greicy Kelly Delfino Martinhago

Última alteração: 2016-07-27

Resumo


O presente resumo[1] trata-se de um relato de experiência referente ao trabalho realizado com o PIBID[2] de Matemática na Unespar/Fecilcam. Tal trabalho, apresenta a proposta da Resolução de Problemas como uma via de ensinar matemática aos alunos da Educação Básica. Este trabalho está sendo aplicado em duas escolas públicas de Campo Mourão, com o objetivo de ensinar a Matemática por meio da Resolução de Problemas. Temos que na Resolução de Problemas, é necessário que o professor seja o mediador da resolução, preparando os alunos para eles por si só, irem ao encontro da resolução. Nesta perspectiva, segundo Santos e Pereira (2010), “o professor deve estar preparado para acompanhar, respeitar e valorizar as estratégias próprias de solução desenvolvidas pelos estudantes” (p. 5-6). Todos os caminhos percorridos pelos os alunos precisam ser respeitados e direcionados pelo professor. O problema que foi utilizado em sala com os alunos no transcorrer desta pesquisa, intitulado de problema não-convencional, foi retirado do Pisa[3]. A aplicação do problema foi feita nas aulas de matemática de um Colégio Estadual de Campo Mourão, que contou com a participação dos alunos de duas turmas do sexto ano do Ensino Fundamental. Com sua aplicação observamos que os alunos se envolveram ao lidar com o trabalho em grupo, entraram em um consenso e depois apresentaram as ideias para os seus colegas de outros grupos. Por fim, compreenderam que não existia apenas um caminho para resolver o problema, e que é possível aprender matemática através da realidade, para depois formalizá-la.

 

Palavras-chave: PIBID. Resolução de problemas. Ensino-aprendizagem.


[1] Este resumo é resultado parcial do projeto de PIC 2015-2016.

[2] Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.

[3] Programa Internacional de Avaliação de Estudantes.


Palavras-chave


(PIBID; Resolução de problemas; Ensino-aprendizagem)

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