Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), II Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

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A RESOLUÇÃO DE PROBLEMA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Tatiane Soligo Saldeira

Última alteração: 2016-07-21

Resumo


O presente trabalho visa analisar a produção escrita dos alunos, observando quais foram as estratégias utilizadas por eles para resolver o problema. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de um Colégio Estadual da Cidade de Campo Mourão, durante a realização de uma atividade envolvendo a estratégia de Resolução de Problema. O problema aplicado foi um problema do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), programa esse que dispõe de problemas convencionais (problemas que os alunos já tiveram contato, ou seja, é comum para os alunos) e não convencionais (problemas que não são comuns para os alunos). A aplicação da atividade seguiu os passos da teoria de Onuchic e Allevato (2008): preparação do problema; leitura individual; leitura em grupo; resolução da atividade; registro das resoluções no quadro; plenária; busca do consenso; formalização do conteúdo. A atividade foi desenvolvida com o intuito de aprimorar as operações básicas (adição, subtração, divisão e Multiplicação), visto que os alunos acarretavam dificuldades no conteúdo. Diante disso, os resultados da pesquisa mostram que a estratégia de Resolução de Problemas proporciona aos alunos o desenvolvimento do raciocínio lógico, também proporciona a inclusão de todos os alunos, até mesmo, aqueles que enfrentam um quadro de indisciplina, e ainda a pesquisa aponta que os alunos apresentam uma grande deficiência quanto a interpretação do enunciado do problema.


Palavras-chave


: Estratégia de Ensino. Resolução de Problemas. Operações Básicas. PISA.

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