Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), II Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

Tamanho da fonte: 
DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: ESTUDANTES DE PRIMEIRA GERAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNESPAR/CAMPO MOURÃO (2015-2016)
Grasiele Mendes da Silva, Ricardo Fernandes Pataro

Última alteração: 2016-08-09

Resumo


Esta pesquisa foi desenvolvida junto ao Programa de Iniciação Científica da Universidade Estadual do Paraná – PIC UNESPAR/Campus de Campo Mourão, com apoio financeiro do CNPq. O objetivo foi identificar a presença e as características de estudantes de primeira geração no curso de pedagogia da UNESPAR/Campo Mourão. A ampliação da escolarização no Brasil, assim como a redução da evasão no ensino fundamental e o crescimento da quantidade de alunos no ensino médio, tem levado a uma expansão também no acesso ao ensino superior, ocasionando uma maior presença, nos cursos de graduação, de estudantes que são os(as) primeiros(as) de suas famílias a terem acesso ao ensino superior. Na presente pesquisa, nosso interesse é estudar as características e dificuldades dos(as) alunos(as) de primeira geração para promover a permanência desses(as) estudantes no ensino superior. Para atingir aos objetivos da pesquisa foram organizadas discussões coletivas em grupos focais com os(as) alunos(as) dos primeiros anos dos cursos de pedagogia diurno e noturno da Unespar/Campo Mourão. Nessas discussões foi possível entrar em contato com as características, anseios e principais dificuldades desses(as) alunos(as) para ingressarem e se manterem na universidade. Também foi aplicado um questionário individual com o objetivo de traçar um perfil socioeconômico, não só dos(as) estudantes de pedagogia, mas também de todos os(as) alunos(as) ingressantes dos 10 cursos oferecidos pelo campus de Campo Mourão da Unespar. Os dados coletados com os questionários demonstram que 95% dos(as) estudantes ingressantes no ano de 2015 são oriundos de famílias cujos pais não cursaram ensino superior. Desses alunos(as), 75% são estudantes de primeira geração. Os dados dos grupos focais demonstram que o acesso ao ensino superior representa a realização de um sonho e é encarado com orgulho, não só para os(as) alunos(as) como para suas famílias. Dentre as dificuldades para se manterem no curso destacam-se o fato de morarem longe da universidade e a falta de hábito de leitura. Considerando a significativa presença de estudantes de primeira geração nos cursos da UNESPAR/Campo Mourão, bem como suas dificuldades e peculiaridades, acreditamos que torna-se cada vez mais importante buscar desenvolver ferramentas acadêmicas e administrativas que sejam capazes de zelar por sua permanência no ensino superior.


Texto completo: PDF