Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), II Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

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A INFLUÊNCIA DA MONITORIA EM SEMIOTÉCNICA NO INCREMENTO DAS HABILIDADES TÉCNICAS CIENTÍFICAS DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM
Amanda Geisy Hoeckele

Última alteração: 2016-12-05

Resumo


A monitoria de Semiotécnica tem um importante papel no desenvolvimento das habilidades dos acadêmicos de enfermagem e, portanto é indispensável durante a sua formação. Neste sentido o objetivo deste trabalho é descrever as habilidades técnicas científicas dos acadêmicos de enfermagem durante a monitoria de Semiotécnica. Estudo descritivo, de abordagem quantitativa. Foi aplicado um questionário de autoavaliação aos alunos sujeitos da pesquisa. Após, os monitores avaliaram as técnicas realizadas pelos alunos por meio de um instrumento de coleta de dados que considerava as seguintes variáveis: tipo de procedimento de enfermagem; desenvolvimento das técnicas: I. habilidade psicomotora, II. respeito ao princípio de assepsia, III. conhecimento técnico-científico; e avaliação inicial e avaliação final. As técnicas realizadas no laboratório de enfermagem foram a terapia intravenosa (TIV), sonda vesical (SVD/SVA), curativo, sonda nasogástrica (SNG/SNE) e, lavagem intestinal. Os resultados mostram que a maioria dos acadêmicos (88,8%) possuíam habilidades psicomotoras nas técnicas de SVD/SVA e SNG/SNE. Na avaliação inicial 45% dos alunos tiveram um desempenho satisfatório em relação a todos os procedimentos, aumentado esse índice para 77, 5% na avaliação final. Na avaliação inicial e final o procedimento que prevaleceu com desempenho satisfatório foi a SNG/SNE com 66,6% e 100 % respectivamente, seguido da SVD/SVA com 55,5% e 77,7%. Ficou evidente a contribuição da monitoria, pois após o conteúdo orientado e revisado, foi oportunizado o aprimoramento e aperfeiçoamento das técnicas. Acredita-se que a influência do monitor proporciona maior segurança ao acadêmico, mas reforça-se a necessidade do aluno comparecer em outros encontros de monitoria para repetir a técnica várias vezes, como subsídios para a qualificação e formação discente.


Palavras-chave


Ensino-Aprendizagem; Educação em enfermagem; Estudantes de enfermagem.

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