Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), II Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

Tamanho da fonte: 
UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A TEMÁTICA “ENSINO DE MATEMÁTICA PARA SURDOS INCLUSOS”: QUE ASPECTOS SÃO EVIDENCIADOS NAS PESQUISAS BRASILEIRAS DOS ÚLTIMOS CINCO ANOS?
Eduardo Mateus Guimarães Rossi

Última alteração: 2016-07-21

Resumo


Apresentamos, no presente resumo, os resultados de um projeto de Iniciação Científica desenvolvido pelo primeiro autor, sob orientação do segundo autor. A pesquisa desenvolvida foi realizada por meio de buscas nos principais periódicos científicos brasileiros relacionados ao campo da Educação Matemática, à procura de textos que tenham discutido o ensino de Matemática para surdos inclusos. Nossos objetivos foram discutir o ensino da Matemática para alunos surdos inclusos e, ao mesmo tempo, investigar quais são os aspectos que estão sendo considerados nestas pesquisas. Para realizar a busca dos textos nos periódicos utilizamos as palavras chave: i) surdos/surdez; ii) Matemática; iii) inclusão, desse modo encontramos dezenove artigos que foram considerados em nossa categorização.  Após a leitura dos artigos selecionados, eles foram categorizados, conforme os objetivos gerais de cada texto anunciado. As categorias definidas por nós foram: i) os níveis de ensino que estão sendo investigados; ii) os principais conceitos matemáticos envolvidos nas pesquisas; iii) a valorização das atividades que destaquem o aspecto visual; iv) as modalidades de ensino abordadas. As analises das categorias mostram que o estudo acerca da educação matemática inclusiva tem se ampliado cada vez mais, em virtude do crescimento do número de alunos com necessidades especiais que estão sendo “inclusos” no ensino regular. Ao final de nosso estudo e depois de ter feito a análise das categorizações, temos por objetivo contribuir com pesquisadores, professores e futuros professores de Matemática acerca da temática em questão.

Palavras-chave


Educação Inclusiva;Surdos;Matemática

Texto completo: PDF