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SABERES DOCENTES: UMA ANÁLISE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO USO DOS RECURSOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA.
Última alteração: 2016-08-02
Resumo
RESUMO
O Atendimento Educacional Especializado (AEE) faz parte das diretrizes da Política da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008). Cabe ao profissional que realiza a AEE uma serie de atribuições, entre elas usar e instrumentalizar o aluno com deficiência ao uso da Tecnologia Assistiva (TA). Esta pesquisa teve como objetivo identificar o conhecimento e a prática pedagógica dos professores que atuam na AEE, nas escolas da rede municipal de Apucarana, Estado do Paraná, quanto ao uso de recursos tecnológicos no processo de aprendizagem. A pesquisa seguiu a abordagem qualitativa e quantitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados o roteiro de entrevista semiestruturada. Participaram da pesquisa os professores que atuam nas salas de recursos multifuncionais (SRMs) de diferentes escolas geograficamente localizadas. Os resultados foram organizados nas seguintes categorias: a) Dados de identificação; b) Formação Acadêmica; c) Atuação profissional; d) Formação para o uso de recursos tecnológicos; e) Prática pedagógica com a utilização dos recursos tecnológicos. As informações coletadas foram analisados com base nos estudos de Bardin (2004) e observou-se que os professores das SRMs, possuem pouco conhecimento a respeito da utilização dos recursos, e consequentemente, encontram muitas dificuldades para integrar a TA em suas práticas pedagógicas. Conclui-se que a dificuldade enfrentada pelos professores está associada à falta de uma formação continuada que promova o conhecimentos necessários para que os professores inseriam desde o planejamento e as intervenções pedagógicas o uso de diferentes estratégias de ensino, sendo que a TA pode ser uma grande aliada no processo de aprendizagem de alunos com deficiências ou mêsmo dificuldades de aprendizagem.Palavras-chave
Saberes docentes. Tecnologia Assistiva. Atendimento Educacional Especializado.
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