Última alteração: 2016-07-28
Resumo
O Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira, é uma unidade de conservação de proteção integral que proporciona à sociedade mourãoense um espaço destinado ao lazer e à recreação e ao mesmo tempo propicia momentos de contato com a natureza. A pesquisa teve por objetivo analisar a representatividade da imagem do Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira para a cidade de Campo Mourão – PR. Como metodologia utilizou-se periódicos científicos e livros sobre parques urbanos, sociabilidade, espaço público e pesquisa de campo. A discussão da produção da imagem da cidade não é algo novo, pelo contrário, hoje a “promoção” e as inúmeras “intenções” das imagens que representam as cidades estão materializadas em diversos contextos urbanos. De fato, para podermos elaborar a imagem de uma cidade é necessário fazer uma espécie de investigação referente às diversas formas de representação do espaço geográfico. Diante disso, afirmamos que a imagem da cidade de Campo Mourão é alicerçada, sobretudo no Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira. Desta forma o Parque Joaquim Teodoro de Oliveira também conhecido como “Parque do lago” tem ainda como “imagem primeira” o rótulo usado durantes anos, indicado pela prefeitura. A frase de destaque neste “Campo Mourão – Terra de amigos nos caminhos do MERCOSUL” apresenta intencionalidades ao privilegiar posição geográfica da cidade em relação aos territórios do bloco econômico, e também utiliza o panfleto para divulgar a imagem da cidade, tomando-se o parque como símbolo de sua beleza. Dessa forma o Parque do Lago ocupou e ocupa lugar “especial” na promoção da imagem da cidade, haja vista que tal espaço já faz parte da história e da memória dos cidadãos mourãoenses. Análise do discurso sobre a imagem das pessoas que visitam o parque é levada e o resultado do processo entre o observador e o ambiente é transmitida a outras pessoas. Assim, por mais que essa imagem seja diferente, o discurso concentrou nas descrições semelhantes, o que acaba contribuindo por traçar um perfil sobre os principais elementos que marcam a identidade do parque nas pessoas que a visitam. Desta forma temos uma imagem coletiva.