Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), II Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

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A GEOMETRIA DOS FRACTAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: O QUE APONTAM AS PESQUISAS BRASILEIRAS DOS ÚLTIMOS DEZ ANOS?
Tiago Pereira, Fábio Alexandre Borges

Última alteração: 2016-08-04

Resumo


A pesquisa de Iniciação Cientifica aqui apresentada constituiu-se como uma revisão bibliográfica que analisou artigos científicos e relatos de experiência que investigam a temática Geometria dos Fractais nos últimos 10 anos no Brasil. Para a busca, foram utilizadas as palavras-chave “fractal”, “fractais” e “não-euclidianas”, realizada em 28 periódicos científicos de publicação online. Foram selecionados 27 textos que, após algumas seleções realizadas de acordo com nosso objetivo, resultaram em quatro relatos de experiência e oito artigos científicos, que formam o corpus de nossa revisão bibliográfica. Foram considerados os objetivos gerais anunciados por cada um dos textos e, com estes, determinadas cinco categorias para nossa discussão, que seguem: “o ensino de geometrias não-euclidianas por meio de softwares educacionais”; “as geometrias não-euclidianas na formação de professores”; “potencialidade dos fractais para a exploração de outros temas matemáticos”; “o ensino de geometrias não-euclidianas por meio de materiais manipuláveis” e “concepções acerca das geometrias não-euclidianas”. Além do trabalho de revisão bibliográfica, foram discutidas algumas atividades vinculadas a essa temática provenientes dos textos, as quais foram aplicadas em contextos escolares. Acreditamos que a pesquisa traga um panorama das pesquisas brasileiras voltadas para a temática geometria fractal nos últimos dez anos, fornecendo assim subsídios para todos aqueles que desejam discutir este assunto ou outros vinculados a geometria no contexto educacional matemático.


Palavras-chave


Educação Matemática. Geometria dos Fractais. Pesquisas brasileiras.

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