Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), II Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

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A CONTRIBUIÇÃO DA IMPRENSA PARA A HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO
Cleverson de Carvalho Teixeira

Última alteração: 2016-07-27

Resumo


Esta pesquisa tem como objetivo analisar a utilização da imprensa enquanto fonte de pesquisa para a historiografia da educação. Partimos do pressuposto de que a imprensa se constitui em uma importante fonte de pesquisa e, contribui sobejamente para a análise da história da educação brasileira. Partindo de tais premissas questionamos: quais são as contribuições da imprensa enquanto objeto de estudo para a historiografia da educação? Trata-se de uma pesquisa bibliográfica na área da História da Educação. A pesquisa histórica a partir de fontes documentais tem se constituído em um rico instrumento para a investigação em história da educação, principalmente porque fornece elementos que clarificam os debates realizados na esfera social que nem sempre estão próximos dos setores formais da prática escolar. No âmbito filosófico-epistemológico a imprensa se constitui em um espaço privilegiado de disputa pela hegemonia e a educação não está desvinculada desses embates. A análise das fontes possibilitou a constatação de que nas últimas décadas a imprensa adquiriu importância como fonte historiográfica e em muito contribuiu para se historiar as relações políticas expressas no pensamento educacional.


Palavras-chave


Educação; História da Educação; Imprensa

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