Última alteração: 2016-08-29
Resumo
Em virtude da grande diversidade e complexidade dos conceitos propostos para a disciplina de Ciências, é consenso entre pesquisadores que professores encontram dificuldades em sua abordagem metodológica, uma vez que, alguns conteúdos apresentam alto grau de abstração, dificultando por si só a relação do aluno com o conteúdo no processo ensino e aprendizagem. Os materiais didáticos são ferramentas fundamentais sendo caracterizado como uma importante e viável alternativa para favorecer a construção do conhecimento do aluno. Assim, o objetivo da proposta foi a de elaborar, confeccionar, avaliar e divulgar materiais didáticos que auxiliem na compreensão e aprendizagem do conteúdo de Ciências Naturais. Durante o desenvolvimento do projeto foram confeccionados materiais didáticos dirigidos ao desenvolvimento dos conteúdos de Ciências e de Biologia e discutir a sua aplicabilidade nas atividades de estágio supervisionado curricular. Com esta finalidade foi confeccionado um protótipo do sistema digestório humano que representa os processos e estruturas envolvidas na digestão. Para planejar esse modelo, a princípio, foi efetuado um estudo sobre a digestão, que serviram de base para planificar o protótipo que foi estruturado de acordo com a passagem do alimento pelos os órgãos desde a sua ingestão até a eliminação dos resíduos não aproveitáveis ao metabolismo. Outro material confeccionado foi um modelo que representa a tradução do código genético para síntese de proteínas na célula. Para o desenvolvimento dos dois trabalhos foram empregados materiais alternativos e de baixo custo como: EVA, placa de isopor, bolinhas de isopor, mangueira cristal, chapa em mdf, pistola e silicone para cola quente, entre outros. Os materiais didáticos foram confeccionados no sentido de reduzir a um mínimo de materiais empregados, minimizando custos e maximizando o valor pedagógico da pesquisa. Esta estratégia permite o desenvolvimento de novas habilidades e a capacidade de buscar soluções alternativas e mais econômicas, que é a base dessa pesquisa. A partir do desenvolvimento desse trabalho e do aprofundamento do conhecimento entrelaçado da Ciência com o cotidiano, novas possibilidades de desenvolvimento poderão surgir, principalmente devido à extensão, a profundidade e as dificuldades que as Ciências Naturais apresentam com toda sua complexidade para o aluno.