Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), II Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

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A CONDIÇÃO DO PENSAMENTO POÉTICO INTERDISCIPLINAR NA PERFORMANCE “COMO EXPLICAR QUADROS A UMA LEBRE MORTA” DE JOSEPH BEUYS
Gabriel Possamai

Última alteração: 2016-08-04

Resumo


 

O presente trabalho buscou através do desenvolvimento de conceitos como interdisciplinaridade e poética, e também de uma breve análise do contexto romântico na Alemanha, ampliar a leitura acerca do artista Joseph Beuys e uma de suas performances em específico: Como explicar quadros a uma lebre morta (1965). Optou-se por dividir o corpo do texto em duas partes principais, sendo que o objeto principal da pesquisa acontece na última delas, onde os conceitos previamente abordados (interdisciplinaridade, poética, romantismo alemão) se aplicam ao referido ato performático. A vasta produção acerca dos tópicos abordados na pesquisa bem como a variedade dos mesmos, possibilitou que a redação não se restringisse a um único viés de pensamento. Portanto, deve-se perceber que a possibilidade relacional entre autores, que possuem abordagens discursivas distintas, acontece justamente devido a esse potencial poético-interdisciplinar presente no objeto central da pesquisa – Joseph Beuys.


Palavras-chave


Beuys; Interdisciplinaridade; Poética.

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