Tamanho da fonte:
REPRESENTAÇÕES DOCENTES ACERCA DE SEXUALIDADE E GÊNERO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Última alteração: 2016-07-27
Resumo
O objetivo desta pesquisa consiste em investigar as representações dos/as docentes acerca de sexualidade e gênero nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na cidade de Corumbataí do Sul-PR. A questão norteadora desse artigo se configurou da seguinte maneira: quais são as representações docentes sobre gênero e sexualidade na escola? Como são abordadas essas discussões em suas disciplinas? Para tanto, foram aplicados questionários com os/as docentes no ano de 2015 para identificação de suas representações sobre os temas. A metodologia adotada nesse estudo consistiu em estudo de caso e pesquisa bibliográfica na perspectiva dos Estudos de Gênero. Os resultados coletados apontaram que estes/as docentes não têm acesso a materiais e formação adequada e têm consciência que não estão preparados/as para lidar com os questionamentos de seus alunos e alunas. Evidenciaram ainda que abordam estas discussões com os seus posicionamentos pessoais. Portanto, tais ações podem se constituir como referência na consolidação das representações sociais de seus/suas alunos/as.
Palavras-chave
Educação. Sexualidade. Gênero.
Texto completo:
PDF