Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), II Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

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REPRESENTAÇÕES DOCENTES ACERCA DE SEXUALIDADE E GÊNERO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Erica Aline Castro

Última alteração: 2016-07-27

Resumo


O objetivo desta pesquisa consiste em investigar as representações dos/as docentes acerca de sexualidade e gênero nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na cidade de Corumbataí do Sul-PR. A questão norteadora desse artigo se configurou da seguinte maneira: quais são as representações docentes sobre gênero e sexualidade na escola? Como são abordadas essas discussões em suas disciplinas? Para tanto, foram aplicados questionários com os/as docentes no ano de 2015 para identificação de suas representações sobre os temas. A metodologia adotada nesse estudo consistiu em estudo de caso e pesquisa bibliográfica na perspectiva dos Estudos de Gênero. Os resultados coletados apontaram que estes/as docentes não têm acesso a materiais e formação adequada e têm consciência que não estão preparados/as para lidar com os questionamentos de seus alunos e alunas. Evidenciaram ainda que abordam estas discussões com os seus posicionamentos pessoais. Portanto, tais ações podem se constituir como referência na consolidação das representações sociais de seus/suas alunos/as.

Palavras-chave


Educação. Sexualidade. Gênero.

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