Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), II Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

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REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA
Yasmin Oliveira da Silva

Última alteração: 2016-07-27

Resumo


Neste artigo, propomos responder as seguintes questões norteadoras: quais as representações de gênero e sexualidade que circulam na Educação Infantil em uma escola pública do município de Campo Mourão-PR? De que maneira podemos contribuir nesse espaço? Nesse sentido, temos como objetivo investigar o trabalho pedagógico referente a gênero e sexualidade na Educação Infantil, com crianças de 4 a 5 anos, durante o último semestre de 2015. A pesquisa foi ancorada nos Estudos de Gênero e na Teoria das Representações Sociais com o intuito de colaborar com as discussões e reflexões do/a docente da Educação Infantil, visando estratégias e práticas educativas a serem organizadas na escola. Durante as observações nas salas de aulas com as crianças, constatamos que os seus diálogos estão atrelados as relações cotidianas com os adultos e com outras crianças que convivem. Nesse sentido, fomentamos que a partir das experiências e vivências referentes a temática é possível repensar e ampliar as ações pedagógicas em conjunto com os/as professores/as.


Palavras-chave


Educação Infantil. Gênero. Sexualidade.

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