Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), II Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

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PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PRESENTES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO NORMAL REGIONAL MARCELINO DUTRA EM PORTO UNIÃO (SC) NA DÉCADA DE 1960
Bruna Aldine Muller

Última alteração: 2016-08-02

Resumo


O Curso Normal Regional Marcelino Dutra foi uma modalidade de Ensino Normal, criado com a finalidade de formar docentes para as áreas rurais do município de Porto União (SC) e região.  Sua criação como Curso Normal Regional, ocorreu no ano de 1947, quando passou a funcionar em anexo ao prédio do Grupo Escolar Professor Balduíno Cardoso. A presente pesquisa tem por objetivo geral, desvendar a prática pedagógica do referido curso, por meio da análise de relatórios escolares que compreenderam a década de 1960 e, por objetivos específicos, reunir dados sobre os conteúdos das disciplinas oferecidas aos futuros professores, além disso, destacar as instalações físicas, matrículas, frequência, entre outros aspectos que fizeram parte do ambiente de aprendizagem contido no processo de formação desses professores que estavam sendo preparados para atuarem nas escolas rurais primárias. A metodologia empregada baseia-se em estudos bibliográficos, descritivos, exploratórios e em análise documental das fontes primárias catalogadas pelo NUCATHE (Núcleo de Catalogação, Estudos e Pesquisas em História da Educação). Como resultado, obteve-se a descrição sob perspectiva teórica, das práticas pedagógicas empregadas pelo curso na formação docente, durante a década de 1960, e a descrição de dados secundários, os quais possuem influência direta nessas práticas e constituem as especificidades do curso. Assim, podem-se observar as influências que a sociedade instituiu no curso, refletidas nas práticas pedagógicas no período estudado, as quais fazem parte da cultura escolar gerada no interior da instituição. Estudá-las possibilitou o entendimento da sua apropriação e como as mesmas foram conservadas e aplicadas na formação docente. Os estudos tomaram por base Teive (2008) e Nascimento et al. (2007).


Palavras-chave


Curso Normal Regional; Formação Docente; Práticas Pedagógicas.

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