Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), II Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

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GÊNERO NA FORMAÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DA MÍDIA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Ana Paula Florczak

Última alteração: 2016-07-14

Resumo


Essa pesquisa tem como objetivo investigar como a mídia pode contribuir para as discussões de gênero nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Realizamos a exibição de quatro curtas metragens que abordam as relações de gênero e sexualidade voltadas à formação docente. Buscamos responder ao seguinte questionamento: como a mídia pode contribuir para as discussões de gênero na formação docente? Pautamos a nossa pesquisa no referencial teórico e metodológico dos Estudos Culturais e dos Estudos de Gênero, que foram utilizados como lentes   de análise para as respostas de questionários aplicados às/aos docentes após a exibição dos vídeos. Fomentamos debates acerca dos padrões e normas de gênero e apresentamos a mídia como possibilidade de reflexões dessa temática na escola. Averiguamos, que a mesma mídia – os vídeos, por exemplo – que veiculam estereótipos de gênero, podem também ser utilizados para problematizar tais papéis. Nesse sentido, os diálogos com os/as docentes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental pode ser um caminho para potencializar o uso de mídias nas salas de aula para a realização de reflexões tão pertinentes à educação.


Palavras-chave


Educação. Gênero. Mídia.

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