Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), II Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

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Inventário de girassóis: lírica e identidade queer em poesias nunca publicadas de Caio Fernando Abreu
Nathália Prestes da Silva

Última alteração: 2016-08-08

Resumo


Este projeto visou analisar a obra lírica do escritor gaúcho Caio Fernando Abreu (1948-1996), contida em seu livro póstumo Poesias nunca publicadas de Caio Fernando Abreu (2012), organizado por Letícia da Costa Chaplin e Márcia Ivana de Lima e Silva, com o objetivo de encontrar poesias do autor que remetessem à expressão dos afetos, da identidade, da alteridade. Dentre os cento e dezesseis poemas escritos por Caio F. Abreu, que estão divididos por décadas no livro – décadas de 1960, 1970, 1980 e 1990 -, além dos poemas “sem data” definida pelo escritor, foram elencados cinco poemas, sendo cada uma correspondente a uma seção da obra, a fim de identificar aspectos gerais e poético-formais, bem como os elementos que remetem a uma identidade queer, a partir das figurações do homoerotismo, além de discutir o significado deste novo rol literário de Caio Fernando Abreu publicado em relação ao panorama da poesia lírica brasileira. A pesquisa se deu com a leitura da teoria crítica da poesia de Octavio Paz em seu livro O arco e a lira (1956), da biografia escrita por Jeanne Callegari, Caio Fernando Abreu: inventário de um escritor irremediável (2008), bem como o artigo O espaço homoafetivo em Caio Fernando Abreu, de Antonio Eduardo Oliveira (2003) e o capítulo Literatura de autoria de minorias étnicas e sexuais, feita por Gomes e Wielewicki (2009), concomitantemente à leitura do livro Poesias nunca publicadas de Caio Fernando Abreu (2012). Após isso, foi escolhido um poema de cada seção que correspondesse à teoria que estava sendo analisada, a fim de aplica-la no poema, além de fazer uma análise do tema, da estética e da forma a qual havia na obra lírica escolhida.  Por haver uma recorrência à temática queer nas demais obras do autor, o projeto inicial partiu da hipótese de a obra poética de Caio F. Abreu, a exemplo do que acontece com a prosa, problematizar as questões identitárias e o homoerotismo, o que foi confirmado pela pesquisa. Acerca da análise feita das poesias nunca publicadas de Caio Fernando Abreu, conclui-se que no conjunto de obras líricas do autor, todas reunidas em apenas um livro, uma concepção de poesia como tradução dos afetos, da inserção do eu lírico em uma atmosfera tocada pela solidão, pelo desamparo, da poesia como fruto da perquirição pela palavra, de um exercício de linguagem, além, claro, de pôr em evidência as torções de uma afetividade que reverbera em toda obra.



Palavras-chave


Caio Fernando Abreu; Literatura queer; Poesia brasileira

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