Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), II Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

Tamanho da fonte: 
O ALUNO INGRESSANTE NO CURSO DE MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES, DIFICULDADES, ANSEIOS E EXPECTATIVAS.
thiago iatecola rodrigues

Última alteração: 2016-07-25

Resumo


O objetivo do trabalho desenvolvido foi identificaro perfil do aluno ingresso na primeira série do curso de Matemática campus -Campo Mourão. Fundamentamos este estudo em leituras de artigos, dissertações,teses e documentos que tratam os temas tais como ingresso, permanência eevasão. Para nosso corpus de pesquisaforam coletados dados estatísticos do curso de licenciatura em Matemática daUnespar – campus de Campo Mourão eaplicado um questionário para 15 alunos do 1° ano do curso. Além de identificare traçar o perfil do ingressante no referido curso, pretendemos elencar algumasestratégias de ingresso e permanência, e evidenciar quais são as dificuldades,anseios e expectativas destes alunos.   Consideramos que a evasão tem sido destacadacomo uma problemática nacional, e atentamos para a elucidação de estratégiasque possam reverter este quadro que preocupa o Ensino Superior, pois, foiconstatado em nossa pesquisa que 67% dos alunos ingressantes pensam emabandonar o curso logo no primeiro ano do curso de licenciatura em Matemática.

Palavras-chave


Permanência. Licenciatura em Matemática. Ingresso.

Texto completo: PDF