Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), I Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

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O ENSINO PROFISSIONAL MARÍTIMO EM PARANAGUÁ- PR NO CONTEXTO DA REESTRUTURAÇÃO DOS PORTOS DO BRASIL
Luceli Gomes da Silva, João Guilherme de Souza Corrêa

Última alteração: 2015-10-09

Resumo


Essa pesquisa é uma investigação acerca das mudanças que ocorreram no Ensino Profissional Marítimo (EPM) relativo aos portuários do Porto de Paranaguá-PR após as modificações dos processos logísticos de manuseio de cargas no âmbito mundial e da reestruturação produtiva apoiada nas inovações técnico-organizacionais e gerenciais de produção. Diante disso, houve especificamente no Porto de Paranaguá a substituição dos antigos guindastes da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), por modernos guindastes, com a finalidade de incrementar significativamente a velocidade das operações portuárias de cargas e descargas dos navios. Todas essas mudanças ensejaram a capacitação do trabalhador para poder operar tais equipamentos no porto. Como marco divisor dessa mudança é promulgado a Lei 8.630/93 de Modernização dos Portos visando a melhorar a produtividade e eficiência desse modal de transporte em atendimento ás necessidades de se resolver os problemas do Custo Brasil e, nesse contexto, cria-se o OGMO/PR (Órgão de Gestão de Mão-de-Obra do Trabalho Portuário Avulso do Porto Organizado de Paranaguá e Antonina), com a finalidade atribuída sobre a promoção da formação profissional e do treinamento multifuncional dos trabalhadores portuários avulsos (TPA´s) por meio do Ensino Profissional Marítimo, celebrando convênio com a Capitania do Porto de Paranaguá para provimento dos cursos. A pesquisa objetivou entender os contrastes dessa mudança no saber/fazer do trabalhador que se dava por uma aprendizagem empírica até a sistematização e modernização dos cursos do EPM. Os procedimentos metodológicos caracterizaram-se por pesquisa de campo; entrevistas com pessoas-chave (trabalhadores/alunos, instrutores dos cursos, coordenador dos cursos junto ao OGMO/PR, lideranças e trabalhadores de base dos sindicatos portuários dos trabalhadores avulsos de Paranaguá); pesquisa bibliográfica e análise de documentos primários. O resultado da pesquisa aponta que os cursos do EPM promovem um ensino mais dinâmico e interdisciplinar se diferenciando do modelo anterior à lei 8.630/93 que se baseava através de apostilas de conteúdos apenas teóricos e incipientes. Conclui-se que o trabalhador avulso do porto de Paranaguá passou de um trabalhador braçal para um trabalhador flexível e multifuncional expandindo seu conhecimento para outras áreas do saber.

 

 

Palavras-chave: Ensino profissional marítimo. Educação profissional. Reestruturação Produtiva.


Palavras-chave


Ensino profissional marítimo. Educação profissional. Reestruturação Produtiva.

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