Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), I Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

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Fotografia como recurso didático no ensino de ecologia
Luis Henrique Martins da Silva, Eucilene Laborão Bispo, Márcia Regina Royer

Última alteração: 2015-11-18

Resumo


No ensino de Ciências, a Biologia é considerada pelos alunos como uma das disciplinas mais complexas do currículo, dado seu caráter abstrato que, muitas vezes, impede o pleno entendimento dos conteúdos. Certamente, um dos maiores desafios enfrentados no ambiente escolar é como promover uma contextualização e interdisciplinaridade na prática pedagógica, principalmente no ensino de Ciências, do Ensino Fundamental. Considerando sua importância no atual contexto educacional, centralizou-se esta investigação no planejamento, implementação e avaliação da fotografia como ferramenta de intervenção pedagógica no ensino de ecologia, tendo como cenário, o Colégio Paroquial Nossa Senhora do Carmo do município de Paranavaí – PR e, como sujeitos da pesquisa, os alunos dos 6º anos do Ensino Fundamental. Neste estudo discutiram-se os conceitos de ecologia realizando, paralelamente, aulas teóricas, observação e registro de imagens dos meios de estudo (urbano e preservado), pesquisa bibliográfica e discussões sobre o tema de estudo por intermédio de apresentações no projetor multimídia. O levantamento de dados do referente estudo foi realizado mediante a dois momentos: (1) análise do emprego da fotografia como recurso didático e (2) análise de relatos dos estudantes sobre a experiência de aprender pela fotografia. Baseado nesses dados evidenciou-se que o desenvolvimento de uma hipótese curricular, aliada ao uso de fotografias possibilitou uma saída à expressão individual e à criatividade, que geralmente, não se revelam no trabalho diário de uma sala de aula. A percepção visual gerada pelas imagens fotográficas nas atividades de campo oportunizou aos alunos experimentar situações concretas de reconhecimento de conceitos ecológicos que muitas vezes em sala de aula não é possível. Dessa forma, como estratégia metodológica permitiu que os alunos fossem os próprios sujeitos do processo de construção do conhecimento, trazendo, consequentemente, significado ao conteúdo escolar.


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