Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), I Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

Tamanho da fonte: 
CONCEPÇÕES DOS ALUNOS QUANTO À ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE FIM DE CURSO (ARTIGO) NA PÓS-GRADUAÇÃO UNESPAR-CAMPUS APUCARANA
Marilyn Louise C. Santos Silva, Marcia J. Beffa

Última alteração: 2015-11-18

Resumo


Resumo:

Este estudo teve como objetivo compreender o processo de elaboração do trabalho de fim de curso (artigo) no curso de pós-graduação lato sensu da Unespar campus Apucarana, no que se refere às habilidades, dificuldades e contribuição para a formação acadêmica e profissional. É importante identificar as dificuldades enfrentadas na elaboração de trabalhos científicos e o papel da disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica. Foi aplicado um questionário composto por questões fechadas e os dados foram analisados por análise estatística descritiva. Os resultados indicaram que os participantes tiveram dificuldades quanto à elaboração do trabalho devido à falta de experiência em realizar tal atividade. Como aspectos facilitadores foram indicados à importância da disciplina Metodologia de Pesquisa, possibilidade de relacionar a prática profissional na realização do artigo e a atenção e dedicação do orientador. Apesar dos alunos indicarem que tiveram ensino teórico e prático na disciplina Metodologia de Pesquisa, tanto na graduação quanto na pós-graduação e sabem elaborar um trabalho científico, questiona-se tal habilidade, pois a maioria elaborou apenas o TCC na graduação e o artigo na pós-graduação. Foi indicado um bom nível de autoconfiança em realizar trabalhos científicos, principalmente na etapa escolha do tema e baixa e média autoconfiança nas etapas fundamentação teórica e metodologia. Ter interesse e habilidade no tema é importante na condução de trabalhos científicos, mas não garante bom desempenho. Tempo e dedicação e prática são importantes e indicados como dificultadores na condução do trabalho. Foi sugerida maior orientação na elaboração de trabalhos científicos e melhorias nas instruções pelo orientador e conhecimento suficiente na área específica, autoconhecimento do aluno acerca das habilidades para desenvolvimento do tema e conhecimento do objeto de estudo. Conclui-se a necessidade de estratégias que visem implementação da formação científica dos alunos na pós-graduação buscando superar as dificuldades originadas na graduação e que se perpetuam na pós-graduação.

Palavras-chave: Metodologia científica; Pós-graduação; Artigo Científico.


Palavras-chave


Palavras-chave: Metodologia científica; Pós-graduação; Artigo Científico.

Texto completo: PDF