Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), I Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

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POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES DE MATERIAIS DO LABOTATÓRIO DE MATEMÁTICA
Suzana Domingues da Silva, Valdete dos Santos Coqueiro, Mariana Moran Barroso

Última alteração: 2015-10-14

Resumo


O programa Brasil Profissionalizado foi criado em 2007, pelo Governo Federal, com o objetivo de integrar o conhecimento do Ensino Médio à prática, por meio de instalação de laboratórios e aquisição de material pedagógico, em algumas escolas técnicas e profissionalizantes da Rede Estadual de Ensino, de Campo Mourão e região. No entanto, esses materiais não vieram com instruções de como utilizá-los. Deste modo, surgiu o interesse em elaborar um material didático que auxiliasse professores e futuros professores durante a sua utilização. Foram pesquisados três materiais didáticos: Kit de Probabilidade; Torre de Hanói e o Teodolito Ótico. Para alcançarmos nosso objetivo, foi necessário realizar uma investigação a respeito das possibilidades de conteúdos a serem trabalhados com esses materiais e também estudos teóricos em livros e artigos a respeito do Laboratório de Ensino de Matemática e materiais manipuláveis. Para a confecção do material, utilizamos máquina fotográfica, softwares, em livros didáticos, assim como nas Diretrizes Curriculares da Educação Básica. Como resultado, obtivemos um manual no qual contempla os seguintes itens para cada material: Descrição; objetivos; conteúdos estruturantes; conteúdos básicos; expectativas de aprendizagem; ano e nível sugeridos; mídias existentes; como construir; cuidados necessários; desenvolvimento da atividade; potencialidades e limitações. Esperamos que com este material didático, os professores possam utilizar os materiais do laboratório em suas aulas, de forma que contribua no processo de ensino e aprendizagem dos alunos.

Palavras-chave


Laboratório de Ensino de Matemática. Material Didático. Programa Brasil Profissionalizado.

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