Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), I Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

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AS MÚSICAS SERTANEJAS MAIS TOCADAS: QUE IDENTIDADES DE GÊNEROS REPRODUZEM?
Letícia Tozzo Silva, Fabiane Freire França

Última alteração: 2015-10-17

Resumo


Letícia Tozzo da Silva, graduanda em pedagogia, Unespar-Campo Mourão,letitozzo@gmail.com

Fabiane Freire França, Doutora em Educação, Unespar-Campo Mourão, prof.fabianefreire@gmail.com

 

Tendo em vista as inúmeras discussões sobre as teorias de gênero presentes na atualidade, são comumente praticados discursos estereotipados com representações patriarcais do século XX. Para tanto, a presente pesquisa tem como objetivo compreender as representações de homens e mulheres veiculadas pelas músicas sertanejas mais tocadas nas rádios do noroeste do estado do Paraná que passam despercebidos aos nossos ouvidos. Nossa inquietação com esse assunto se deu diante da forma de tratamento e representação das identidades de gênero que esse estilo musical aborda. As músicas reverberam identidades binárias de homens e mulheres ancoradas nos discursos biológicos e patriarcais. Deste modo buscamos as fontes que mais disseminam essas músicas, dentre elas, selecionamos a rádio, foram produzidas categorias de análise para elucidação das representações encontradas. Utilizamos como lente de análise o referencial teórico e metodológico dos Estudos Culturais e dos Estudos de Gênero.

 


Palavras-chave


Palavras-chave: Educação; Música Sertaneja; Gênero; Representações Sociais

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