Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), I Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

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O PROJETO DE EDUCAÇÃO DO BRASIL REPUBLICANO E OS LIVROS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE ARTES (1889-1961)
Victoria Vilandez de Lima, Marlete dos Anjos Silva Schaffrath

Última alteração: 2015-10-07

Resumo


O projeto de pesquisa de iniciação científica em questão consiste no estudo da presença de obras didáticas nos acervos escolares das escolas secundárias públicas de Curitiba entre os anos de 1889 e 1961, e se vincula ao projeto de pesquisa docente da orientadora nesta instituição. O recorte temporal definido é o início do Período Republicano brasileiro até a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) em 1961. O objetivo principal foi o de  investigar a circulação de livros didáticos para o ensino de Artes nas referidas escolas. Trata-se de uma pesquisa cujos procedimentos metodológicos são a coleta e análise de dados documentais (documentos oficiais e livros) que inicialmente produziram resenhas e fichamentos de livros e textos sobre a história dos livros didáticos, produção e circulação de livros no Brasil dos jesuítas (1550) aos militares (1970), sobre o cenário cultural e intelectual de Curitiba/PR, entre os anos 1870 e 1920 e a história da arte paranaense. Além disso, contou com pesquisa de campo no Colégio Estadual do Paraná e na Biblioteca Pública do Paraná, sendo catalogados e classificados os livros didáticos de Artes (hoje tombados) do Período Republicano, encontrados nos acervos dessas bibliotecas que serviram às escolas secundárias do período. Com o estudo de livros e referencial teórico, foi possível discutir, analisar e visualizar aspectos do período histórico e das atividades culturais, artísticas, políticas e econômicas de Curitiba. Alguns elementos conclusivos da pesquisa apontam para a noção de que no Paraná, os acervos didáticos disponíveis nas bibliotecas eram compostos de obras nacionais e estrangeiras, sobretudo as francesas. Pudemos perceber, pelos registros das bibliotecas (Pública e escolares), uma série bastante difusa de títulos ligados à Arte, o que de certa forma, nos remete a compreender a falta de um projeto articulado para o ensino de Arte, mas também evidencia , a influência de  preferências e controle sobre essa circulação, como o controle do estado  e o  movimento intelectual em Curitiba.

 


Palavras-chave


Ensino de Artes. Livros didáticos. História do Ensino Secundário

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