Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), I Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

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LIVROS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE ARTES: ACERVOS PÚBLICOS DAS ESCOLAS SECUNDÁRIAS NA PROVÍNCIA DO PARANÁ (1854 – 1889).
Elcio Cleverson Skulni, Marlete dos Anjos Silva Schaffrath

Última alteração: 2015-09-30

Resumo


A presente pesquisa buscou estudar a presença de obras didáticas, relacionadas ao ensino das Artes nos acervos públicos de escolas secundárias e bibliotecas de Curitiba no Período Provincial, sob o recorte temporal que vai da criação da Província do Paraná (1854) até a Proclamação da República (1889). Fundamentada na História Cultural, a pesquisa do tipo bibliográfica e documental, buscou levantar informações baseadas na coleta e análise de dados, como as prescrições oficiais de livros e os volumes preservados nos acervos públicos. Pesquisou-se junto a Biblioteca Pública do Paraná, ao Instituto de Educação Erasmo Pilotto e ao Colégio Estadual do Paraná, dados sobre os livros presentes nestas instituições que remetessem ao referido período histórico. Para subsidiar a pesquisa foram realizadas leituras sobre a produção e circulação de livros no Brasil e no Paraná, a história dos livros e das edições didáticas. Destacamos a obra de Primitivo Moacyr (1940) sobre “A Instrução e a Província”, que deu apoio fundamental para a construção de um panorama da educação provincial.  O objetivo alcançado foi a contribuição para a construção de conhecimento e compreensão dos modelos educativos que permeavam esta área de ensino e ainda, conhecer como a literatura no campo das Artes que se fazia presente nas escolas do Paraná provincial. Além disso, mostrar dados sobre os livros que auxiliavam os ensinos das Artes, as suas atribuições, os seus autores, trazendo a tona um levantamento documental, ainda que incompleto, sobre a circulação destes materiais didáticos.

 


Palavras-chave


Ensino Secundário. Livros de didáticos. História do Ensino de Artes.

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