Última alteração: 2015-11-18
Resumo
RESUMO: Este artigo tem por objetivo expor os resultados obtidos ao longo do projeto de iniciação cientifica intitulado: formação de professores do ensino médio: para além dos pressupostos binários. Nossa pesquisa teve por intuito desvelar quais os conceitos, concepções e as bases teóricas que sustentam a prática docente, em se tratando da educação voltada as questões de gênero e sexualidade. Diante disso levantamos a seguinte problemática: quais são os materiais que os docentes tem ou tiveram acesso, sobre a temática da sexualidade? E sobre qual base teórica se fundamenta a prática dos docentes ao tratar do tema? Metodologicamente nos embasamos na vertente dos estudos culturais, que visam descontruir e reelaborar os discursos tidos como prontos e acabados. Nesse sentido elaboramos um questionário semi-estruturado aos docentes de Ensino médio de uma escola pública de Moreira Sales/ PR. Este material foi a fonte de nossa análise uma vez que por meio desse conseguimos investigar as falas, colocações, pensamentos dos professores e por conseguinte refletimos teoricamente como esses conceitos norteiam as ações efetivas desses profissionais na educação.
Palavras-chave: Ensino Médio; Educação sexual; Formação docente.