Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), I Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

Tamanho da fonte: 
VAMOS FOTOGRAFAR? FOTOGRAFIA COMO INSTRUMENTO PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Eucilene Laborão Bispo, Marcia Regina Royer

Última alteração: 2015-11-18

Resumo


RESUMO: Hoje não se ensina mais como antigamente: professor falando e aluno anotando. É preciso rever as formas de ensinar e aprender, para que sejamos capazes de atender às demandas da sociedade do conhecimento. Para contribuir com os processos de ensino e aprendizagem, a utilização de fotografias como prática de ensino se faz presente por ser facilitadora do aprendizado e da compreensão do conteúdo de forma lúdica, motivadora e divertida, possibilitando uma estreita relação dos conteúdos aprendidos com a vida cotidiana, tornando os alunos mais competentes na elaboração de respostas e participantes críticos na sociedade. A fotografia é um instrumento de importância pedagógica e muitas vezes essencial para diversas áreas de ensino. Ela, como linguagem não-verbal também contribui decisivamente na realização de pesquisas teóricas, manifestações artístico-culturais e como coadjuvante eficaz em inúmeras descobertas científico-tecnológicas. Dessa forma, o uso de recursos didáticos pelos professores pode ajudar no processo de ensino e aprendizagem. O objetivo desta pesquisa é analisar como a fotografia instrumentaliza a educação ambiental e pode contribuir para o aprendizado de alunos do Ensino Fundamental e Médio em Itaúna do Sul, PR. Inicialmente foi investigado o conhecimento prévio dos alunos por meio da aplicação de questionário, para 39 alunos voluntários, contendo 5 questões. Os alunos tiraram fotos de 10 ambientes que retratou a realidade da cidade, destas foram escolhidas 6 imagens, que foram discutidas com os alunos em sala de aula, assim como questões sobre o meio ambiente, poluição, reciclagem e produtos verdes. Os alunos foram participativos e comunicativos durante a realização do projeto. Os resultados obtidos, dentre os alunos que permaneceram no curso, foram de 80% dos alunos tiveram um rendimento melhor após o trabalharem com as fotografias. Então conclui se que os alunos participando ativamente, na escolha das imagens junto com o professor e demais alunos, há um interesse maior e desperta a curiosidade dos mesmos para o conteúdo, assim os alunos obtém maior conhecimento, pois aprendem se divertindo além de sentir-se útil.

 

 

 

 


Palavras-chave


Meio Ambiente. Fotografia. Recurso Didático.

Texto completo: PDF