Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), I Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

Tamanho da fonte: 
A CARTOGRAFIA ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL DE GEOGRAFIA
Jessica Oliveira Guimarães, Virgílio Manuel Pereira Bernardino

Última alteração: 2015-10-06

Resumo


Este trabalho é relativo a pesquisa de iniciação científica aplicada em colégio de Quinta do Sol, PR, no período de 2014 a 2015. Esta pesquisa tem como objetivo compreender o papel da cartografia escolar e sua relevância no ensino fundamental de geografia. Deste modo, foram avaliados os conhecimentos dos alunos ao interpretarem mapas e atividades cartográficas. A cartografia permite uma reflexão do mundo através de suas representações; estas serão base para que no ensino-aprendizagem haja uma edificação do conhecimento de forma dinâmica e criativa. O uso de mapas dá oportunidade aos educandos de realizarem estudos sobre a realidade que os cerca e o espaço onde estão inseridos. A metodologia utilizada se apoiou em pesquisas bibliográficas, principalmente nas obras de Mafalda Francischett, Rosângela Doin de Almeida e Elza Passini, entre outras, além de pesquisa qualitativa e pesquisa-ação. Foram aplicados questionários para uma turma de alunos do sexto ano e para o professor regente. Além dos questionários, foi realizada atividade com a turma sobre a interpretação de mapas. Após a aplicação do projeto de pesquisa na turma, os dados coletados por questionário foram sistematizados e interpretados. Quanto aos resultados obtidos, se constatou despreparo dos estudantes na interpretação de mapas, falta de interesse e desconforto do professor ao trabalhar esse tema e a carência de recursos cartográficos na escola. Além disso, os educandos não compreendem os mapas escolares como ferramenta da Geografia. Assim, consideramos que o entendimento dos elementos cartográficos facilita a compreensão do espaço geográfico, ainda mais quando o ensino é mediado de forma criativa e dinâmica. Concluímos também que desenvolver experiências, desenhar mapas ou construir maquetes ajuda os estudantes a compreenderem como a geografia determina o mundo vivenciado atualmente. Por fim, o perfeito entendimento das informações presentes no mapa (título, legenda, escala, etc.) é fundamental para poder interpretá-lo, ou seja, compreender o que está representado e por quê. São estes recursos cartográficos que permitirão que os estudantes se aproximem de lugares e do mundo, contribuindo para o entendimento das diferentes realidades socioeconômicas e espaciais.


Texto completo: PDF