Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), I Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

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Arney é o Paraná na Bienal: A participação de Antonio Arney na XI Bienal Internacional de São Paulo e a inserção de sua obra no contexto de arte brasileira dos anos 1960 e 1970
Giselle Moraes Souza, Artur Correia Freitas

Última alteração: 2015-10-20

Resumo


Esse artigo é resultado de uma investigação sobre a participação do artista paranaense Antonio Arney na XI Bienal Internacional de São Paulo, em 1971. Para isso, foi realizada pesquisa documental sobre o artista, além de consultas às bibliografias sobre a produção artistica nacional (CANONGIA, 2005; ZANINI, 1983) e paranaense (FREITAS, 2013; BORGES;FRESSATO, 2008; CAMARGO, 2002; ARAUJO, 2006) referentes ao período de 1960 e 1970. Sobre a XI Bienal de São Paulo foram consultados (AMARANTE, 1989; ZAGO, 2009; AMARAL, 1983). Além disso, foi abordado o conceito de montagem, de Peter Burger. A principal contribuição deste trabalho foi resgatar a produção deste artista pouquíssimo estudado até então. A produção de Antonio Arney, mais especificamente suas montagens, iniciadas a partir de meados de 1960, estavam em sintonia com a produção artística que se via no país neste período. Sendo assim, este artigo buscou retomar este importante evento na trajetória de Antonio Arney e é também uma tentativa de inserir o artista de maneira mais significativa na história de seu próprio Estado. Isso porque até hoje sua produção artística foi pouco estudada e muitas vezes o artista é apenas brevemente citado em escritos sobre a arte paranaense deste período.


Palavras-chave


Antonio Arney; Bienal de São Paulo; Arte brasileira anos 70

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