Última alteração: 2015-11-18
Resumo
Este estudo tem como tema de discussão a literatura infantil e defende a ideia de que ler e ouvir historias é criar um mundo de imaginação para as crianças. A literatura infantil abre portas e janelas para um universo cheio de conhecimentos, despertando a curiosidade das crianças e dos jovens, mesmo aqueles que não se sentem motivados a ler. Quando a criança lê e tem um entrosamento com a obra, a partir de então se abrem as possibilidades para a formação de um novo leitor. Precisamos incentivar as crianças para a prática de uma leitura prazerosa. Nas primeiras fases da criança, ela tem que ter uma interação com a literatura, com a visualização de imagens, criando assim uma história em sua mente, usando a imaginação. O educador que trabalha com criança nos anos iniciais do ensino fundamental precisa estar bem preparado para o processo de ensinamento da leitura lúdica. O modo como se pode trabalhar a literatura infantil precisa estar identificado com o conteúdo que se trabalha, envolvendo o interesse da criança, a exploração de imagens e textos, descobrindo aquilo que o autor e o ilustrador pretendem passar, estimulando a curiosidade das crianças e o desejo de falar sobre o livro. Escutar histórias é o inicio da aprendizagem, é o primeiro contato com o texto. É de importância fundamental que cada criança tenha o gosto, o prazer pela leitura, pois isso é essencial na vida de um ser humano. Os textos são importantes para a criança, pois mexem com a fantasia e com as emoções. A literatura infantil é o caminho que leva as crianças para o mundo da leitura de forma lúdica. Os educadores devem estar preparados para exercer esse papel fundamental, que é introduzir de forma lúdica a criança ao mundo literário desenvolvendo, assim, o gosto pela leitura.