Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), I Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

Tamanho da fonte: 
ANÁLISE DOS RECURSOS DO PRONAF DIRECIONADOS AO FINANCIAMENTO DA AGRICULTURA NOS MUNCÍPIOS DO TERRITÓRIO DA CIDADANIA PARANÁ CENTRO – NO PERÍODO 2008 – 2012
Marcelo José Alflen, João Carlos Leonello

Última alteração: 2015-11-18

Resumo


RESUMO: Os municípios pertencentes ao Território da Cidadania Paraná Centro, delimitados geograficamente, foram agrupados, pelo Poder Público Federal em função de características de indicadores de baixo desenvolvimento e com o objetivo de desenvolver ações frequentemente dispersas nas esferas do Governo Federal. Diante disso, este trabalho realizou uma analise quantitativa referente a estrutura socioeconômica destas regiões, onde foram demostrados a evolução da economia local, principalmente naquela que se diz respeito, a agricultura familiar.

Podemos verificar, que durante o período de 2008, quando o Território da Cidadania foi criado, até o ano de 2012, muitas mudanças ocorreram, trazendo benefícios para a população. Desta forma, destaca-se o aumento no índice de desenvolvimento humano – IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal), no qual todas as cidades conseguiram uma elevação no índice desta pesquisa. E das 18 cidades do território da cidadania Paraná Centro, 12 caíram posições no ranking do IDHM do Estado, o que significa que a diferenças econômicas e sociais diminuíram.

Referente ao índice de população rural verifica que, conforme dados do IPARDES, no ano de 2010, o Paraná Centro teve um percentual de 30,79% de população na área rural. Entretanto levando em conta que a maior cidade desta região, Guarapuava possui cerca de 167.328 ou 49,85% da população total do Paraná Centro e sendo que  65,86%  da população,  reside em área urbana, pode se dizer que o campo tem grande papel na economia local, por isso a necessidade de investir na agricultura familiar, que é a base do desenvolvimento desta região.

Assim, foi realizado levantamento bibliográfico e quantitativo da pesquisa, onde demostrou que entre 2008 a 2012 o Território da Cidadania Paraná Centro, conseguiu através das políticas voltadas para pequenos produtores alterar seu cenário econômico, impulsionando o desenvolvimento local, a diminuição da pobreza e da desigualdade e o aumento da renda da população. Sendo notado, através da quantidade de contrato que foram assinados de financiamento, totalizando 50.845 para agricultura e 19.150 para a pecuária. Contratos, este que são facilitados, devido ao Pronaf que oferece todo apoio para os pequenos agricultores.

 

 


Palavras-chave


Territórios da Cidadania; Agricultura Familiar; PRONAF.

Texto completo: PDF