Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), I Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

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A EDUCAÇÃO DO CAMPO: DESAFIOS DE UMA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA
Tatiane de amorim LUiz Benteo, Elias Canuto Brandão

Última alteração: 2015-10-19

Resumo


RESUMO: A pesquisa em questão tem como objetivo compreender a gestão da Educação em escolas do Campo com o viés à gestão escolar democrática na região Noroeste do Paraná, buscando compreender a gestão democrática em si e como se dá na prática a participação da comunidade na gestão. Discutimos diferentes formas de gestão, a exemplo da gestão educacional, gestão escolar com ênfase a gestão democrática participativa e como esta pode influenciar na formação do sujeito crítico e ativo nas escolas do campo. Relatamos na pesquisa uma breve parte da historia de luta dos movimentos sociais em prol da reforma agraria e por uma educação do e no campo com qualidade, mostrando aos camponeses um novo conceito de campo e educação. A pesquisa foi de cunho bibliográfico e adotamos como metodologia o marxismo histórico, pois nos possibilita confrontar e questionar dialeticamente os feitos das gestões desenvolvidas ou não nas escolas do campo. Como resultado, constatamos que e a educação é um direito de todos e que este direito deve ser respeitado, vez que os povos do campo têm direito a uma educação no local em que vivem, devendo estar relacionada à sua realidade, seu modo de viver, pensar e produzir. Destacamos as Leis que amparam, a Educação do Campo, como as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica das Escolas do Campo e as Diretrizes Curriculares da Educação do Campo. Concluímos que o processo de luta social tem papel fundamental na construção da escola do e no campo, objetivando a transformação dos indivíduos em sujeitos construtores de sua realidade e, a gestão da escola tem papel fundamental neste processo, torná-la democrática e participativa, sendo um agente de transformação e não de opressão. Enfim, o papel fundamental de uma gestão democrática e participativa é a inclusão de todos no processo de ensino e aprendizagem.

 

 


Palavras-chave


Educação do campo; Gestão Democrática; Sujeito crítico.

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