Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), I Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

Tamanho da fonte: 
O PROJETO DE EDUCAÇÃO DO BRASIL REPUBLICANO E LIVROS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE ARTES (1889-1961)
Victoria Vilandez de Lima, Marlete Schaffrath

Última alteração: 2015-10-20

Resumo


O projeto de pesquisa de iniciação científica em questão, consiste no estudo da presença de obras didáticas nos acervos escolares das escolas secundárias públicas de Curitiba entre os anos de 1889 e 1961 e se vincula ao projeto de pesquisa docente da orientadora nesta instituição. O recorte temporal definido é o início do Período Republicano brasileiro até a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) em 1961. O objetivo principal é investigar a circulação de livros didáticos para o ensino de Artes nas referidas escolas. Trata-se de uma pesquisa cujo os procedimentos metodológicos são a coleta e análise de dados documentais (documentos oficiais e livros) para a produção de resenhas e fichamentos de livros e textos sobre a história dos livros didáticos, produção e circulação de livros no Brasil dos jesuítas (1550) aos militares (1970), sobre o cenário cultural e intelectual de Curitiba/PR, entre os anos 1870 e 1920 e a história da arte paranaense. E pesquisas de campo no Colégio Estadual do Paraná e na Biblioteca Pública do Paraná, sendo catalogado e classificado os livros didáticos de artes (hoje tombados) do Período Republicano, encontrados nos acervos das bibliotecas que serviram às escolas secundárias do período. Com o estudo de livros e referencial teórico, foi possível discutir, analisar e visualizar o período histórico cultural, artístico, político e econômico vivido. Concluo que foi possível fazer uma catalogação dos livros como um inventário de ensino escolar de Artes, o que contribuirá para a formação acadêmica das Licenciaturas nesta área. E também remontar aspectos do ensino de artes nas escolas secundárias de Curitiba no período anteriormente referido.


Palavras-chave


Ensino de Artes; Livros didáticos; Ensino Secundário.

Texto completo: PDF