Última alteração: 2015-11-18
Resumo
Durante o processo de ensino-aprendizagem, com base nas prescrições da gramática normativa, a escola apresenta ao aluno a norma padrão, como a norma linguística de prestígio, socialmente aceita. Nessa perspectiva, falar e escrever bem consiste em utilizar “corretamente” as regras gramaticais. Ao privilegiar a norma padrão, a gramática normativa acaba desconsiderando a variação linguística que ocorre tanto na fala como na escrita. Assim, este trabalho analisou os manuais didáticos de língua portuguesa, indicados para o Ensino Médio, pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), com o objetivo de verificar, nos manuais didáticos, qual a importância dada ao trabalho com a variação linguística, no processo de ensino e aprendizagem da língua materna. O trabalho foi desenvolvido a partir do modelo de pesquisa qualitativa, que busca entender um fenômeno específico em profundidade. Ao invés de estatísticas, regras e outras generalizações, o método qualitativo trabalha com descrições, comparações e interpretações. A pesquisa foi desenvolvida a partir das seguintes etapas: a) levantamento bibliográfico sobre a variação linguística e o ensino de língua portuguesa, que formaram a base teórica deste trabalho. Em seguida, os textos serão lidos, fichados e discutidos nos encontros de orientação. A partir das leituras e discussões realizadas, foram definidos critérios para análise dos manuais didáticos. Análise dos livros didáticos foi encaminhada de forma a verificar como é tratada a questão da diversidade linguística nas atividades propostas para as aulas de língua portuguesa. A análise mostrou que, predominantemente, os livros didáticos abordam, de forma tangencial, a variação linguística. Em geral, as coleções abordam o tema da variação apenas em um dos volumes e, na maioria das vezes, em um capítulo específico e, depois, o assunto não é mais retomado. Em geral, no que se refere aos fenômenos linguísticos, estes são tratados, predominantemente, sob um viés metalinguístico e prescritivo, ancorado nas gramáticas tradicionais, o que dificulta ao aluno identificar e compreender os diferentes usos da língua, nas diversas situações comunicativas.