Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), I Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

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EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: O CASO ESPECÍFICO DO CURSO DE MATEMÁTICA DA UNESPAR CAMPUS DE CAMPO MOURÃO
Tainara Regina dos Santos Vilarino, Luciano Ferreira, Talita Secorun dos Santos

Última alteração: 2015-11-18

Resumo


A evasão é um fenômeno que vem preocupando várias instituições de ensino, tendo grandes proporções no ensino superior. A presente pesquisa teve como finalidade, identificar os índices de Evasão no curso de Matemática da Unespar (Universidade Estadual do Paraná), campus de Campo Mourão e por meio de cálculos apropriados. Tivemos como objetivo principal desta pesquisa buscar alternativas para o cálculo da evasão no curso de Matemática da Unespar campus de Campo Mourão. Outros objetivos norteadores deste trabalho se referiram em traçar o índice de evasão anual no curso de matemática, verificar em que série do curso ocorre mais desistências e entender este fenômeno. Por meio do material disponibilizado pela secretaria acadêmica da Unespar campus de Campo Mourão, tornou-se possível fazermos a escolha do algoritmo que mais se encaixava com a nossa realidade e então conseguimos calcular as taxas de Evasão para o curso de Matemática oferecido em nosso campus para o período compreendido de 2001 à 2012. Para efetivar os cálculos do índice de evasão utilizamos a seguinte fórmula, Evasão= 1-(M(n+1)-I(n+1))/(M(n)-C(n)) (FILHO, 2012, p.5). Porém sem fazer nenhum cálculo percebemos apenas observando os dados, que o número maior de evadidos está nos 1º anos do curso. Outra observação a ser feita que pode ser considerado como um resultado da pesquisa, é que, a partir do ano 2004 a evasão começou a crescer significativamente, nada podemos inferir sobre, porém, podemos levantar algumas hipóteses: o que aconteceu com o curso de Matemática da Unespar  campus de Campo Mourão a partir de 2004, que começou aumentar a evasão? Será que houve uma mudança no currículo do curso? Será que houve mudanças do corpo docente? Será que a forma de ingresso fez com que a evasão aumentasse? Estás questões não serão respondidas neste relatório porém ficam levantada para próximas pesquisa. Após a realização dos cálculos, destacamos o menor índice em 2002 de 2% e o maior em 2011 de 41%. Observamos que os índices de evasão encontrados nesta pesquisa mostram que este fenômeno precisa ser analisado com mais atenção, pois as taxas de evasão encontram-se elevadas para o curso em questão.


Palavras-chave


Evasão. Ensino Superior. Cálculos.

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