Última alteração: 2015-11-18
Resumo
RESUMO
Este trabalho objetiva relatar o procedimento e discutir os resultados da apresentação de um show da Física para alunos do ensino fundamental. De acordo com as políticas de globalização, o desenvolvimento científico está diretamente relacionado com o desenvolvimento econômico de um país e as Ciências são os pilares de sustentação. Neste cenário, a Física é a área que deve receber mais atenção. Isto porque verifica-se que ela é temida, odiada ou confundida com a matemática entre os estudantes do Ensino Fundamental e Médio. As pesquisas na área do ensino de Física apontam que os alunos mantêm suas concepções alternativas inalteradas mesmo depois de terem sido apresentados aos conceitos ditados pela comunidade cientifica. Ao detectar o problema o professor, geralmente empirista, tende a fazer um experimento crucial para mostrar o erro ao seu aluno. Esta metodologia não tem dado resultado, já que diferentes avaliações diagnosticam a fraca compreensão dos alunos entre os conteúdos de Física trabalhados pelo professor. De acordo com os epistemologos do séc. XX a Ciência não pode ser compreendida apenas através do empirismo, ela é um processo de construção de verdades transitórias. Por outro lado, as atividades experimentais podem ser utilizadas como estratégias metodológicas para despertar o interesse do aluno pela aprendizagem dos conceitos envolvidos. Elaboramos um “Show da Física” que foi apresentado no Colégio Estadual Professor Silvio Vidal, localizado em Paranavaí/Paraná. Os experimentos envolveram as três Leis de Newton e eletromagnetismo. Nesses experimentos foram utilizados sucatas de materiais recicláveis para que tivesse um custo muito baixo e de acesso a todos os alunos. O resultado ao final da apresentação foi satisfatório, pois os alunos tiveram participação constante e interesse em aprender o conteúdo proposto. Pode-se observar que as atividades experimentais podem auxiliar no processo ensino-aprendizagem para que o aluno assimile o conteúdo, mas é preciso ressaltar que a escolha da atividade e os encaminhamentos metodológicos desempenham um papel importante, que vai muito além do fazer experimentos.