Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), I Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

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EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA
Gabriele martins lopes, Luciano Parreira Buchmann

Última alteração: 2015-09-24

Resumo


O seguinte projeto iniciação cientifica tem como finalidade abordar reflexões sobre educação patrimonial e suas possibilidades na prática pedagógica na disciplina de Artes Visuais, por meio da pesquisa bibliográfica, iconográfica e o desenvolvimento de um projeto pedagógico. Com objetivo de promover educação patrimonial tomando a arquitetura histórica da cidade de Paranaguá como fonte primaria de conhecimento. Foi eleita como tema gerador deste plano de ensino a estação ferroviária de Paranaguá, tendo em vista que o descaso e o abandono que o prédio histórico se encontra. Podemos verificar na construção deste plano pedagógico o direcionamento dado por teorias de John Dewey e Paulo Freire, onde possibilitou aos alunos um processo de construção de conhecimento com vivacidade proporcionada pela experiência. Dentre os resultados do plano pedagógico pode verificar o seu sucesso pela valorização da memória, história e identidade do grupo social.


Palavras-chave


Patrimonial 1; Patrimônio Histórico 2; Artes Visuais 3

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