Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), I Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

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O ENSINO PROFISSIONAL MARÍTIMO EM PARANAGUÁ- PR NO CONTEXTO DA REESTRUTURAÇÃO DOS PORTOS DO BRASIL
Luceli Gomes da Silva, João Guilherme de Souza Corrêa

Última alteração: 2015-10-21

Resumo


Essa pesquisa é uma investigação acerca das mudanças que ocorreram no Ensino Profissional Marítimo (EPM) relativo aos portuários do Porto de Paranaguá-PR após as modificações do setor portuário no âmbito mundial e da reestruturação produtiva apoiada nas inovações técnico-organizacionais e gerenciais de produção. Com a inserção das políticas macroeconômicas neoliberais no Brasil nos anos 90, houve uma readequação logística dos modais de transportes brasileiros diante da impositiva competitividade no mercado externo. Promulga-se a Lei 8.630/93 de Modernização dos Portos e, nesse contexto, cria-se o OGMO/PR (Órgão de Gestão de Mão-de-Obra do Trabalho Portuário Avulso do Porto Organizado de Paranaguá e Antonina) com a tarefa de qualificar a força de trabalho dos trabalhadores portuários avulsos (TPA´s) por meio do Ensino Profissional Marítimo, celebrando convênio com a Capitania do Porto de Paranaguá para provimento dos cursos. A pesquisa objetivou entender a importância histórica, política, econômica e social das atividades de formação profissional dos trabalhadores portuários avulsos de Paranaguá no contexto das transformações do mundo do trabalho portuário. Os procedimentos metodológicos caracterizaram-se por pesquisa de campo; entrevistas com pessoas-chave (trabalhadores/alunos, instrutores dos cursos, coordenador dos cursos junto ao OGMO/PR, lideranças e trabalhadores de base dos sindicatos portuários dos trabalhadores avulsos de Paranaguá); pesquisa bibliográfica e análise de documentos primários. No campo teórico se fez presente os pressupostos do materialismo histórico-dialético. O resultado da pesquisa apontou que a nova organização do processo de trabalho portuário trouxe mudanças significativas para o saber/fazer do portuário, impondo um novo perfil de trabalhador para as novas funções requeridas pelo mercado, impactando nas suas relações sociais de trabalho e na sua educação. Como as transformações na produção buscam a redução quantitativa da mão de obra empregada na carga e descarga dos navios e no aumento da sua produtividade, os conceitos embutidos nos cursos do EPM anunciam uma qualificação técnica para fazer frente a esses novos tempos, no entanto, por conta do contexto estrutural, ela sozinha não garante a ocupação da força de trabalho portuária.

 


Palavras-chave


Ensino profissional marítimo; Educação profissional; Reestruturação Produtiva

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