Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), I Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

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EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA: CONHECER E VIVER A DIVERSIDADE
Janaina Isis Rodaski, Roseneide Maria Batista Cirino

Última alteração: 2015-10-07

Resumo


RESUMO: O trabalho apresentado tem por objetivo instigar reflexões teórico e prática a respeito da inclusão de alunos com deficiência no ensino superior, dando visibilidade a relação que se tem acerca da inclusão nesse nível de ensino e o processo formativo de professores para atuar na Educação Básica. As discussões relacionadas a inclusão datam da década de 90 no país no âmbito da educação básica permanecendo a Academia distanciadas dessas questões, fato é que as demandas por inclusão social e educacional estão adentrando o âmbito acadêmico de modo que os professores formadores se veem imersos em exigências as quais muitas vezes são por eles desconhecidas, como por exemplo, a inclusão de aluno com deficiência. Deste modo, discutir a temática inclusão no ensino superior exigiu um plano metodológico no qual foram entrevistados 44 professores da Unespar campus Paranaguá, dentre eles especialistas, mestres e doutores que atuam nos seguintes cursos de licenciatura: Pedagogia, História, Matemática, Ciências Biológicas e Letras, onde foram convidados a analisar situações problemas que se apresentam no cotidiano escolar da educação básica com circunstâncias em que não raro as crianças são excluídas do processo de ensinar e aprender. A referenciada temática da inclusão a pessoa com deficiência esteve presente nas respostas mesmo que as questões não direcionassem a isso e, por consequência, resultou em proposições de práticas pedagógicas pautada no apoio especializado, na minimização de conteúdos e na incapacidade de o aluno aprender. Destaca-se que dos 44 professores participantes da entrevista apenas 4 não vincularam as suas proposições a deficiência ou limitação da criança, mas nas possibilidades de aprender que todo ser humano dispõe. Além das situações, os professores tinham que responder também a um instrumento perfil, no qual teriam que evidenciar os seus conhecimentos sobre as DCN’s do curso, os PPC’s e as políticas de inclusão. Os dados levantados com essa pesquisa evidenciam o distanciamento desses documentos entre si, assim como o conhecimento razoável e o desconhecimento por grande parte dos docentes, com isso implicando em concepções que não atendem as demandas da sociedade atual. Evidenciou-se nas falas dos entrevistados a necessidade de se repensar os currículos, sobretudo, os PPC’s articulando a processos formativos direcionados aos docentes da academia.

Palavras-chave


Educação. Inclusão. Formação docente.

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