Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), I Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

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NACIONAL VERSUS ESTRANGEIRO: POLÍTICAS CULTURAIS NO PERÍODO 1966-1975 E O CASO DAS OBRAS RITMATA, MOMENTOS I E LIVRO PARA SEIS CORDAS.
Eric Henrique Moreira Evangelista, Fabio Guilherme Poletto

Última alteração: 2015-10-14

Resumo


Esta pesquisa aborda três composições escritas para violão solo em 1974: Ritmata, Livro Para Seis Cordas e Momentos I, dos compositores Edino Krieger (1928), Almeida Prado (1943-2010) e Marlos Nobre (1939), respectivamente. Essas obras tiveram gravação, edição e divulgação no exterior viabilizadas pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil, em processo intermediado pelo violonista Turíbio Santos. Parte deste trabalho visa mapear historicamente as Políticas Culturais existentes no período em questão e, mais especificamente, suas diretrizes para a difusão de obras musicais no exterior, a partir da pesquisa de documentos oficiais e consulta à bibliografia especializada. Em segundo momento, os registros em partitura das obras são abordados panoramicamente buscando avaliar seus elementos musicais mais evidentes. Este esforço analítico se configura a partir da escolha de características de linguagem ligadas a três parâmetros básicos: (i) duração, (ii) altura, (iii) intensidade, por sua vez, relacionados com as estratégias de notação musical empregadas pelos compositores. Finalmente, a pesquisa busca cotejar os objetivos das Políticas Culturais relativos à divulgação de obras musicais no exterior com as características mais evidentes das obras efetivamente divulgadas. Postas lado a lado, essas duas frentes de investigação indicam novas possibilidades para a compreensão das relações entre Música e Identidade Nacional no Brasil da segunda metade do século XX.


Palavras-chave


Políticas Culturais, Análise, Itamaraty.

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