Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), I Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

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PEDAGOGIA DE PROJETOS DE QUÍMICA: POSSIBILIDADES PARA UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL
Marilis Franco Guimarães, Dileize Valeriano da Silva

Última alteração: 2015-09-24

Resumo


O cenário que caracteriza a educação brasileira ainda é de muitos problemas, apesar das várias políticas educacionais implantadas na tentativa de melhora-la em todos os níveis. A formação de professores também é parte integrante deste cenário e preocupação constante e compete às universidades promover uma formação inicial de qualidade. Neste contexto, uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) aprovado em 2014, visa a implantação gradual da educação em tempo integral e o Programa Mais Educação empenha-se no sentido de preparar as escolas, bem como a comunidade no entorno desta, para sua implantação. Portanto, este projeto de pesquisa teve como objetivo estabelecer uma parceria entre a universidade e a escola pública e desenvolver temas de educação ambiental, em consonância com o projeto Horta Escolar implantado na escola parceira. Outro objetivo do projeto consistiu em inserir o acadêmico de licenciatura em Química em atividades que proporcionassem maior desenvolvimento de sua práxis docente. A metodologia proposta foi a pedagogia de projetos, que consistiu em temas de educação ambiental, tais como: filme “Quixote reciclado”; Poluição do solo, água e ar; Reciclagem do lixo; Confecção de papel artesanal. O resultado de uma das atividades referiu-se ao lixo e as formas inadequadas do seu descarte, o qual é abordado no filme “Quixote Reciclado”, que possibilitou introduzir o tema “poluição do solo, água e ar” e discutir as consequências ambientais. Nesse sentido busca-se através da reciclagem, amenizar parte dos problemas causados pelo lixo, tendo a reciclagem como foco principal. A atividade também possibilitou a participação dos alunos nas discussões sobre os problemas de saúde provocados pela poluição oriunda do destino impróprio do lixo, além de instigar uma reflexão sobre a maneira que as famílias se desfazem do lixo doméstico. A aplicação das atividades mostrou a importância de utilizar metodologias diferenciadas que atraiam os alunos e consequentemente despertem a atenção e a vontade de aprender. Conclui-se que este projeto permitiu uma interação mais próxima entre a universidade e a escola pública que possibilitou uma troca mútua de ações pedagógicas e metodológicas visando, por um lado a melhoria da educação básica e por outro, professores mais capacitados, conscientes e comprometidos com sua prática docente.


Palavras-chave


Escola em tempo integral. Formação de professores. Ensino de Química

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