Última alteração: 2015-10-20
Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar a atuação dos orientadores de trabalho de conclusão de curso (monografia/artigo) dos cursos de pós-graduação lato sensu da Unespar-Fecea. O estudo justifica-se pela possibilidade de conhecer o significado da orientação de elaboração de trabalhos científicos, aspectos facilitadores e dificultadores e possibilidade de implementar melhorias no processo de formação científica do alunos de pós-graduação. A coleta de dados se efetivou a partir da aplicação de uma entrevista a três orientadores e os dados foram analisados por metodologia de análise de conteúdo. Os resultados indicaram que os professores consideram a orientação um processo de ensino-aprendizagem e que a qualidade da relação aluno-professor é fundamental no processo de guiar o orientando no processo de elaboração de um trabalho científico. A autonomia do aluno, o interesse pela realização da pesquisa e o tema ser específico da área de atuação profissional foram fatores indicados como favorecedores e possibilidade de relacionar teoria-prática. A apresentação de um projeto de pesquisa, produzido na disciplina de Metodologia de Pesquisa foi considerado fundamental para conduzir o processo de orientação. Como estratégia utilizada no processo de orientação a supervisão foi indicada como fundamental, a identificação do conhecimento específico do aluno na área de interesse bem como conhecimentos do como elaborar trabalhos científicos (etapas e normas). Conclui-se que o processo de orientação é fator fundamental no processo de elaboração do trabalho de conclusão de curso e que a partir desta experiência os pós-graduados possam melhorar a atuação profissional baseada em evidências científicas, transformando o conhecimento científico em comportamentos profissionais bem atuar na sociedade.