Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), I Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

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LIVROS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE ARTES: ACERVOS PÚBLICOS DAS ESCOLAS SECUNDÁRIAS NA PROVÍNCIA DO PARANÁ (1854 – 1889).
Elcio Cleverson Skulni, Marlete dos Anjos Silva Schaffath

Última alteração: 2015-11-18

Resumo


A presente pesquisa busca estudar a presença de obras didáticas, relacionadas ao ensino das Artes nos acervos públicos de escolas secundárias e bibliotecas de Curitiba no Período Provincial. Sob o recorte temporal que vai da criação da Província do Paraná até a proclamação da República, fundamentada em pesquisa bibliográfica e documental, a pesquisa buscou levantar informações baseadas na coleta e análise de dados, como as prescrições oficiais de livros e os volumes preservados nos acervos públicos. Para suprir a lacuna sobre os livros que davam suporte ao ensino das Artes neste período, pesquisou-se junto a Biblioteca Pública do Paraná, ao Instituto de Educação do Paraná e ao Colégio Estadual do Paraná, dados sobre os livros presentes nestas instituições que remetessem ao referido período histórico. Para subsidiar a pesquisa foram realizadas leituras sobre a produção e circulação de livros no Brasil e no Paraná, a história dos livros e das edições didáticas. Destacamos a obra de Primitivo Moacyr sobre “A Instrução e a Província”, que deu apoio fundamental para a construção de um panorama da educação provincial.  O objetivo alcançado foi contribuir para a construção conhecimento e compreensão dos modelos educativos que permeavam esta área de ensino e ainda, conhecer como a literatura no campo das artes se fazia presente no Paraná Provincial. Além disso, mostrar dados sobre os livros que auxiliavam os ensinos das Artes, as suas atribuições, os seus autores, trazendo a tona um levantamento documental, ainda que incompleto, sobre a circulação destes materiais didáticos.

Palavras-chave


Ensino das artes. livros de artes. Paraná Provincial.

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