Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), I Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

Tamanho da fonte: 
ESTUDOS DE MULHERES E DE GÊNERO NO ENSINO SUPERIOR: MAPEAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES (2011-2012)
Tamires Almeida Ribeiro, Fabiane Freire França, Delton Aparecido Felipe

Última alteração: 2015-11-18

Resumo


Este artigo objetiva mapear as teorizações sobre os estudos de mulheres e de gênero encontradas no Banco de Dissertações e Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) produzidas na Pós Graduação Stricto Sensu, mestrado e doutorado. Para compreender o conceito de gênero é necessário retomarmos teorizações feministas e os Estudos de Mulheres que propiciaram a produção epistemológica deste conceito – gênero. O termo gênero foi utilizado na década de 1980 por estudiosas norte-americanas como estratégia política para a entrada das discussões sobre as mulheres no Ensino Superior. Em vista disso, a presente pesquisa problematiza: quais são as produções no Ensino Superior voltadas aos estudos de mulheres e gênero encontradas no banco de teses da Capes? Para atender aos objetivos e responder a questão desta pesquisa foi realizado um mapeamento no Banco de dados de Tese e Dissertações da CAPES entre os anos de 2011 e 2012 com as seguintes palavras-chave: educação, estudos de mulheres, estudos de gênero, Ensino Superior. Encontramos, com a busca, cinco pesquisas referentes as temáticas em pauta. Consideramos que nas pesquisas mapeadas aparecem discusões acerca de mulheres negras, deficientes, empresárias, dentre outras que precisaram e precisam lutar e resistir às diversas imposições machistas, patriarcais e misóginas que vigoram no nosso cotidiano como naturais. Acreditamos que é por meio das reflexões, aprendizagens e pesquisas, inclusive no no Ensino Superior, que conseguiremos mudar esse quadro e apresentar outras alternativas que propiciem o reconhecimento das diferenças e a igualdade de gênero.

 

 


Texto completo: PDF