Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), I Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

Tamanho da fonte: 
Proposta de atividades de Ciências/Química visando um ensino em tempo integral
Flávia Marszaukowski, Dileize Valeriano da Silva

Última alteração: 2015-11-18

Resumo


O sistema educacional público no Brasil é tema de discussões constantes e, muitas vezes, questiona-se o papel que a Escola desenvolve atualmente e qual efeito produz na sociedade. Assim, o Plano Nacional de Educação (PNE), recentemente aprovado, consiste em metas que devem ser gradativamente implantadas e uma delas diz respeito à Educação em Tempo Integral, e o Programa Mais Educação tem o papel de preparar, tanto escola como sociedade, para este novo formato da educação básica. A outra meta refere-se à melhora na qualidade da formação de professores da educação básica. Neste contexto, este projeto de pesquisa teve como objetivo estabelecer parceria entre a Unespar e escolas públicas que aderiram ao Programa Mais Educação, auxiliando-as no seu desenvolvimento com atividades experimentais que proporcionassem aprendizagem significativa. Ao mesmo tempo, também pretendeu inserir acadêmicos do curso de licenciatura em Química, proporciando experiências práticas da atuação profissional docente. Como metodologia utilizou-se a experimentação, na qual desenvolveram-se atividades associada ao projeto Horta Escolar. Os alunos da escola-parceira eram de diversos anos do ensino fundamental (anos finais), num total de 10-15 participantes. Assim, as atividades desenvolvidas foram: determinação do tipo do solo; determinação do pH do solo e a análise de íons Fe3+ presentes no solo. Foi possível observar que os alunos demonstraram bastante interesse nas atividades experimentias, uma vez que esta metodologia quase nunca é utilizada neste nível de escolaridade. Observou-se também que os mesmos conseguiram compreender a importância do conhecimento químico do solo no cultivo das plantas, devido à participação ativa nos debates promovidos após cada atividade experiemetal. Portanto, concluiu-se que, com a metodologia proposta, foi possível contribuir para a construção de conhecimentos mais significativos e próximos da realidade cotidiana do aluno. Em relação ao acadêmico de licenciatura, foi possível observar o seu crescimento e amadurecimento na proposição das atividades experimentais, bem como nas atitudes autônomas no direcionamento e aplicação das mesmas com os alunos do projeto. Assim, este projeto também contribuiu de modo significativo na formação inicial deste futuro profissional da educação.


Palavras-chave


Ensino de Ciências/Química, Escola Integral, Formação Inicial de Professores.

Texto completo: PDF