Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), I Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

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A EVASÃO ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE APUCARANA: análise sobre a rede de ensino pública estadual
DENIVALDO HENRIQUE SOARES, DENIVALDO HENRIQUE SOARES, VIVIANI YOSHINAGA CARLOS

Última alteração: 2015-10-19

Resumo


O abandono e consequentemente a evasão escolar constituem grave forma de negligência contra os direitos da criança e do adolescente. A partir dessa compreensão, este artigo tem por objetivo analisar o fenômeno da evasão escolar da rede pública estadual do município de Apucarana/PR. Os dados analisados foram obtidos a partir do Caderno Estadual do IPARDES e do Núcleo Regional de Ensino (NRE) de Apucarana. Contudo, de acordo com a Secretaria Estadual de Educação (SEED) e com o NRE do município, os dados sobre a evasão escolar não são computados desde o ano de 2006. Apenas as informações sobre o abandono escolar foram coletadas. Do total de crianças e adolescentes em idade escolar no município, os dados oficiais do IPARDES apresentam que 26.992 matrículas foram efetuadas no ano de 2014, compreendendo educação infantil, ensino básico, ensino médio e educação profissional, no âmbito municipal, estadual, federal e particular. Considerando o total de população de crianças e adolescentes (34.344) e o total de matrículas efetuadas, tanto no ensino público quanto no privado (26.992), tem-se um déficit de 7.352 crianças e adolescentes não matriculados. A partir dos dados oficiais, observa-se que a população de 0 a 4 anos de idade corresponde a 7.970 habitantes, em idade escolar (educação infantil – CMEI), que apresentou 1.939 registros de matrícula. Tendo em vista os números concretos, observa-se também que 6.031 crianças não se encontram matriculadas na educação infantil. Sendo assim, tem-se ainda 1.321crianças e adolescestes não matriculadas no município. O NRE de Apucarana repassou as informações referentes ao abandono escolar nos anos de 2012 e 2013, no ensino médio. Dentre os índices apresentados, questiona-se o valor de abandono em 0% no ano de 2013, referente a três escolas estaduais e de um aumento de mais de 3.000% do abandono escolar, de 2012 para 2013, evidenciado em uma escola central. Considerando as informações obtidas pelos órgãos do governo do estado Paraná (SEED e NRE), dentre as quais não contam dados sobre a evasão escolar, fica subentendido que no município de Apucarana não há situações de evasão escolar. Contudo, esta pesquisa questiona, a partir dos índices de abandono, essa superficialidade no trato com a educação escolar e com a negligência do Estado para com os direitos das crianças e adolescentes.


Palavras-chave


Educação; abandono escolar; evasão escolar.

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