Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), I Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

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PRÁTICAS DE INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO: UM LEVANTAMENTO A PARTIR DE PERIÓDICOS BRASILEIROS
Franciele Carlos Gonçalves, Ricardo Fernandes Pátaro

Última alteração: 2015-08-22

Resumo


O presente trabalho foi desenvolvido junto ao Programa de Iniciação Científica da UNESPAR/Campo Mourão com apoio financeiro da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná – FAP. A finalidade foi analisar como o conceito de interdisciplinaridade tem sido empregado na prática escolar da educação básica. De forma breve, a ideia de interdisciplinaridade possibilita a interligação entre disciplinas e a contextualização do conhecimento escolar com a realidade de alunas e alunos. A intenção foi buscar caminhos que possibilitem o repensar da organização escolar e a reflexão sobre a fragmentação, rumo a uma formação global do ser humano e novas possibilidades educativas. Para alcançar os objetivos propostos foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico. Foram levantados e selecionados artigos publicados em periódicos brasileiros da área de educação e interdisciplinaridade, devidamente avaliados pela CAPES com Qualis A1, A2, B1 e B2. Foram selecionados artigos brasileiros publicados nos últimos 10 anos com resultados de pesquisas que abordassem a interdisciplinaridade na educação. Os artigos foram lidos e analisados para distinguir os conceitos e resultados qualitativamente, com base em uma leitura das proposições articuladas ao conceito de interdisciplinaridade e das sugestões ou descrições de práticas encontradas nos artigos selecionados. Os resultados apontam para o desenvolvimento de um conceito de interdisciplinaridade no qual as disciplinas continuam sendo importantes na compreensão da realidade na medida em que tomam como objeto de análise uma parte da realidade que pode ajudar a compreender o todo. Os artigos encontrados em nossa pesquisa apontam que um objeto de estudo, ao se tornar interdisciplinar, deixa de ter um caráter fechado e passa a levar em consideração as interações entre os diferentes campos disciplinares e entre esses e a realidade, aspecto essencial para o desenvolvimento de práticas interdisciplinares na educação.

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